Recurso foi garantido através do Governo do Estado de Santa Catarina
A semana iniciou com boas notícias para o Município de Porto Belo. Está garantido o recurso para a construção da nova Escola de Ensino Fundamental, que deve suprir a demanda no Centro da cidade. O recurso na ordem de R$4,5 milhões possibilitará a construção de uma escola com dez salas, contando ainda com uma quadra coberta para educação física.
A nova escola será construída no espaço onde hoje funciona a Secretaria de Obras, que passará para o bairro Vila Nova, aos fundos do Palco das Artes. O prefeito Emerson Stein explica que esta escola é um pedido antigo da comunidade, já que há anos o Governo vem solicitando que o Ensino Fundamental seja de responsabilidade do Município. “A necessidade de uma escola no Centro da cidade, que atenda os alunos do Ensino Fundamental, já é conhecida há alguns anos e desde então, buscamos recursos para que possa se tornar realidade. Fomos inúmeras vezes até a Secretaria de Educação do Estado e explicamos que com a chegada do novo Ensino Médio, a necessidade de passar o Ensino Fundamental para o Município se tornou ainda maior. Hoje é um dia feliz para Porto Belo, pois é mais uma realidade sendo transformada” – destaca o prefeito.
O prefeito Emerson esteve acompanhado do vice-prefeito professor Elias Cabral na Secretaria de Educação do Estado em duas oportunidades este ano. No dia 29 de junho foi entregue ao secretário Luiz Fernando Vampiro um ofício explicando a demanda e no dia 19 de outubro, prefeito e vice retornaram ao gabinete do secretário para reforçar o pedido, já com a realidade do Novo Ensino Médio, que passa a funcionar no próximo ano letivo.
A Rede Estadual de Ensino está passando por uma reformulação, chamada de “Novo Ensino Médio”, onde os alunos passarão mais tempo no ambiente escolar, sendo necessário mais espaço para atender a demanda. A partir desta mudança, se tornou ainda mais necessário que o Município se tornasse responsável pela oferta do Ensino Fundamental no Centro de Porto Belo, já que é o único bairro que não possui, até então, escola de Ensino Fundamental.
Acompanhados pela secretária de educação professora Rosane Grauppe, da diretora de educação Marina Gobbo Agnoletto e a secretária de Administração Eliane Tomaz, o prefeito Emerson e vice-prefeito professor Elias estiveram no espaço onde ainda está funcionando a Secretaria de Obras e garagem do Município para analisar o espaço, já que nos próximos dias, o Município deve receber também o projeto para a construção da nova escola.