Após a plataforma ConecteSUS, que fornece aos brasileiros ocertificado de vacinaçãocontra a Covid-19, seralvo de um ataque de hackers, ter todos os dados de vacinação apagados e ficar fora do ar, aSES(Secretaria de Estado da Saúde) deSanta Catarinainformou que na falta do documento emitido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) basta apresentar a carteirinha de papel fornecida ao público no momento da aplicação do imunizante.
Conforme o órgão, todas as pessoas que recebem vacinas contra a Covid-19, além de terem os dados registrados no ConecteSUS, recebem uma carteira de vacinação. O documento possui informações como data de aplicação, número do lote e fabricante da vacina.
Com isso, na falta do comprovante de vacina pelo aplicativo do ConecteSUS, basta apresentar a carteirinha como comprovante de vacinação, tanto para receber a segunda dose e as doses de reforço e adicional, como para comprovar a situação vacinal em estabelecimentos em que se utiliza o protocolo Evento Seguro.
Caso o usuário tenha perdido a carteirinha, deve ser solicitado uma segunda via do documento nas Secretarias Municipais de Saúde, em vista que as mesmas devem ter o registro em papel antes de irem para os sistemas.
Confira nota do Governo de Santa Catarina
“A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informa que o acesso aos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – SI-PNI, ConecteSUS) que contabilizam dados de notificações, hospitalizações e vacinação da Covid-19, em virtude de um ataque hacker, estão comprometidos até este momento.
O estado aguarda comunicação oficial do Ministério da Saúde sobre quando o acesso aos sistemas voltarão a ficar operacionais e qual será o impacto em termos de atualização de dados para o estado. A última atualização do MS foi realizada na madrugada desta sexta, 10.
Com relação à vacinação contra a Covid-19, a SES recomenda que os municípios continuem aplicando as doses e registrando em formulários padronizados, sendo registrados no SI-PNI assim que o sistema retornar.
O mesmo vale para os registros de casos, que devem ser notificados em formulários e fichas de notificação até que o sistema seja restabelecido, para que assim possam fazer os registros eletrônicos.
O Estado de Santa Catarina compartilha as decisões de gestão da crise pandêmica com os municípios, conforme decreto do governo desde junho de 2020. Os municípios podem implementar regras mais restritivas, de acordo com a situação local. Inclusive, o “Passaporte da vacina” é uma atribuição dos gestores municipais em função dos impactos nos municípios e porque cada região tem características distintas”, afirmaram em nota.
Relembre o caso
Desde a madrugada desta sexta-feira (10), a plataforma ConecteSUS, está fora do ar, alvo de um ataque de hackers.
Com o site e aplicativo indisponíveis, não há como o SUS (Sistema Único de Saúde) realizar a emissão do certificado. Além disso, os criminosos apagaram os dados de vacinação das pessoas cadastradas no ConecteSUS.
Através de nota à imprensa, o ministério da Saúde informou nesta sexta (10) que os sistemas foram “temporariamente” comprometidos e que no momento o certificado de vacinação “estão indisponíveis”.
Fonte: ND+