Na tarde desta sexta-feira (24) o empresário e escritor Leopoldo Barentin, 56 anos, dono do Jornal Razão, veio a falecer. O empresário estava com a saúde debilitada e nos últimos dias teve o quadro clinico agravado.
Barentin nasceu no dia 5 de dezembro de 1965, no antigo Distrito Lajeano de Encruzilhada que depois passou a se chamar Otacílio Costa. Aos 14 anos com a morte da avó paterna, por quem era criado, Leopoldo veio com o avô, que acabara de ficar viúvo, morar em Balneário Camboriú.
Mais tarde, veio para Tijucas estudar no CENEC. No dia 18 de agosto de 1985 sofreu um grave acidente na BR-101 que lhe prejudicou muito a visão, voltou a enxergar depois de um tratamento com especialistas em São Paulo, mas em 1992 o problema na visão se agravou deixando Leopoldo cego.
Em 1995 Leopoldo fundou o Jornal Razão e continuou a jornada sem a visão ditando seus textos e usando sempre um funcionário para digita-los. Construiu sua sede própria na avenida Hercílio Luz, no centro de Tijucas onde a empresa está localizada até o dia de hoje.
Leopoldo deixa a esposa Araci Barentin e quatro filhos, Gabriel Barentin, Tuane Barentin, Lorran François da Silva Barentin e uma filha menor.
Tijucas perde um grande historiador.
(Com informações de Top Elegance)