A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu para risco de temporais isolados entre esta quarta e quinta-feira (29). A chance de alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderada em todo o Estado, exceto duas regiões.
Em um segundo comunicado, o órgão sinaliza para chuva persistente no Norte da Ilha de SC. O risco é “muito alto” para estragos associados. O aviso é de curtíssimo prazo e se estende até o início da tarde desta quarta-feira.
Segundo oórgão, a aproximação de um sistema de baixa pressão e a presença de calor e umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados. A circulação marítima no litoral ajuda a ocorrência de pancadas de chuvas, que deve ser mais persistente ao longo do dia.
No Centro-norte de SC a chuva permanece durante a noite e madrugada, e os acumulados devem superar pontualmente os 60mm, informa a Defesa Civil Estadual.
As regiões do Extremo Oeste e partes do Litoral Sul e Oeste são as únicas que estão em risco baixo para os fenômenos, mas há chance raios, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo.
As demais regiões, em amarelo no mapa abaixo, estão em observação. O risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos é moderado.Regiões em amarela estão em observação, com risco moderado para os fenômenos – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Norte da Ilha de SC
Já a região doNorte da Ilha de Santa Catarina, que incluí bairros como Ingleses, Canasvieiras, Brava, Jurerê, Santinho, entre outros, está em “risco muito alto” para chuvas persistentes e fortes. O alerta compreende o período entre às 11h27 e 13h27.
A Defesa Civil atenta para o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Os moradores devem ficar atentos para a inclinação de postes e árvores, movimento de terra e rochas e não devem dirigir em locais alagados.Norte da Ilha está em alerta para chuvas persistentes – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
O órgão também orienta evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões. Em caso de ocorrências, os moradores devem ligar para os números 199 ou 193.
Fonte: ND+