Embora tenha garantido que os navios MSC Seaside, MSC Preziosa e o próprio MSC Splendida permaneceriam com a programação inalterada dos seus futuros cruzeiros, a MSC Cruzeiros se viu obrigada a cancelar mais uma saída do MSC Splendida, neste domingo (2), que partiria de Santos, afetando assim mais de 3 mil passageiros. A viagem anterior do navio, que tinha começado dia 30 de dezembro, foi cancelada no dia 31.
Mais de 3 mil passageiros foram impedidos de embarcar devido ao reconhecimento pelas autoridades locais de saúde e pela Anvisa, da existência de transmissão sustentada de Covid-19 entre tripulantes. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a embarcação havia sido notifica no sábado (1°) sobre o impedimento de embarque.
“No fim dessa tarde recebeu a informação das autoridades de que, infelizmente, o MSC Splendida, que está atualmente em Santos operando cruzeiros somente no litoral brasileiro, não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes para seu próximo cruzeiro, em razão dos limitados casos positivos identificados a bordo”, informa a MSC.
Não há passageiros a bordo neste momento. A embarcação está em Santos e o cenário epidemiológico foi alterado para nível 4 neste domingo, que implica em quarentena para a embarcação.
TENSÃO
Mais de 2 mil clientes do MSC que aguardavam o embarque desde cedo no saguão do Concais se revoltaram com a suspensão da viagem e, diante deste cenário, a segurança do terminal Marítimo de Passageiro foi reforçado.
Em nota, a MSC informou que as opções para os hóspedes afetados variam de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou até mesmo o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
“No fim dessa tarde recebeu a informação das autoridades de que, infelizmente, o MSC Splendida, que está atualmente em Santos operando cruzeiros somente no litoral brasileiro, não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes para seu próximo cruzeiro, em razão dos limitados casos positivos identificados a bordo, por meio da aplicação rigorosa do protocolo durante o cruzeiro anterior do navio. A companhia implementou rigorosamente o protocolo de saúde e segurança acordado com as autoridades”, informa a MSC.
Veja a nota na íntegra da MSC
“A MSC Cruzeiros está operando desde agosto de 2020 e, até o momento, recebeu, com segurança e responsabilidade, mais de um milhão de hóspedes em seus navios em todo o mundo, graças a um protocolo de saúde e segurança que foi reconhecido como tendo estabelecido o padrão para a indústria em geral e outros setores.
No fim dessa tarde, a Companhia recebeu a informação das autoridades de que, infelizmente, o MSC Splendida, que está atualmente em Santos operando cruzeiros somente no litoral brasileiro, não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes para seu próximo cruzeiro, em razão dos limitados casos positivos identificados a bordo, por meio da aplicação rigorosa do protocolo durante o cruzeiro anterior do navio. A Companhia implementou rigorosamente o protocolo de saúde e segurança acordado com as autoridades.
Lamentamos essa situação inesperada profundamente e ofereceremos aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro. Também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.). A MSC Cruzeiros dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas.
O protocolo de saúde e segurança definido e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e que está alinhado ao nosso protocolo global, prevê que, no momento do embarque, que todos os hóspedes com 12 anos ou mais devem apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19 e todos os hóspedes com 2 anos ou mais precisam apresentar um teste RT-PCR negativo feito dentro de 72 horas ou um teste de antígeno realizado dentro de 24 horas antes do embarque. Um questionário de saúde preenchido dentro de 6 horas do início da viagem também é requerido. Toda a tripulação tem o ciclo completo de vacinação e é testada semanalmente, além de 10% da equipe ser testada diariamente.
Outras medidas do protocolo incluem ocupação reduzida a 75%, ar 100% fresco e sem recirculação, distanciamento social entre grupos de viajantes e o uso de máscaras faciais em áreas públicas.”
(Fonte: Mercado e Eventos)