O fato aconteceu na noite de sexta-feira (28), na região central da cidade, resultado da integração das polícias militar e civil.
Após o compartilhamento de informações entre as duas instituições, uma guarnição da Polícia Militar localizou um veículo que estaria sendo utilizado por pessoas que aplicaram golpes nos municípios de Brusque e Rio do Sul.
Dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos de idade, estavam junto ao carro. Foram realizadas averiguações e os policiais acabaram encontrando no interior do veículo 22 (vinte e duas) máquinas de cartões de crédito, as quais estavam escondidas dentro de uma caixa de som.
Os menores acabaram confirmando terem atuado na execução de golpes, e por meio de foto foram reconhecidos por vítimas. Diante dos fatos, eles foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de estelionato.
Quanto aos golpes, as ações dos adolescentes sucediam um primeiro contato feito via telefone, por outras pessoas que se encontram em outros estados. Após informar que o cartão teria sido clonado, o grupo consegue alguns dados e convence as vítimas a receberem pessoas que estariam sendo enviadas para “resolverem o problema”. No contato pessoal, os adolescentes se aproveitavam das vítimas fragilizadas e conseguiam informações privilegiadas, inclusive senhas. Os menores ainda cortavam o cartão na frente das vítimas, porém sem danificar o chip, com o qual logo em seguida passavam a realizar o máximo de transações utilizando as diversas máquinas de cartão que portavam.
(Fonte: SCC10)