O governador de São Paulo, João Dória, do PSDB, confirmou neste domingo (30) que pelo menos 24 pessoas morreram por causa das chuvas em municípios da Grande SP. Entre elas, 7 crianças. Cerca de 500 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.
Dória também informou que o estado vai liberar R$ 15 milhões para os municípios atingidos, entre eles Embu das Artes, Franco da Rocha, Francisco Morato e Várzea Paulista. Os recursos serão liberados por meio de convênios para que as cidades possam recuperar os estragos e apoiar as vítimas.
“Estou acompanhando com muita tristeza os danos causados pelas fortes chuvas em São Paulo. Minha solidariedade às famílias e amigos das 18 vítimas. Estamos trabalhando nos resgates e autorizei R$ 15 milhões em recursos para que os municípios possam acolher os atingidos”, disse Doria, após sobrevoar as áreas mais prejudicadas pela chuva na região da Grande São Paulo.
As autoridades pediram que as famílias não voltem para casa e, mesmo quando as águas baixarem, que aguardem as orientações dos Bombeiros e da Defesa Civil. Há ocorrências espalhadas por todo o estado relacionadas as chuvas, como alagamentos, queda de árvores, quedas de muros e deslizamentos de terra; além de interdições totais ou parciais em rodovias. Veja os números de mortes, divulgados pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação onde ocorreu um dos 19 óbitos.
(SCC10)