O Instituto Butantan informou que irá iniciar os estudos clínicos para a produção de uma nova versão da vacina contra Covid-19 da CoronaVac. Segundo a entidade, o imunizante, que prevê maior proteção contra a variante ômicron, está sendo desenvolvido com a farmacêutica Sinovac.
“A nossa parceira Sinovac anunciou o desenvolvimento da vacina contra ômicron, que deve entrar em estudos clínicos ainda esse mês em Hong Kong. Agora em março devemos receber mais uma missão chinesa que virá começar a discussão com a Anvisa para fazer o planejamento do estudo no Brasil”, disse o presidente do Butantan, Dimas Covas.
Conforme informado por ele, os estudos clínicos da versão 3.0 do imunizante deverão ser iniciados nacionalmente ainda em abril. Já a autorização da vacina deverá ficar para o segundo semestre deste ano.
Apesar do Butantan comprovar a eficácia da CoronaVac contra a variante ômicron, a produção de um nova vacina deverá aumentar o número de anticorpos contra a cepa em apenas uma dose. Atualmente, para obter proteção de 95% e a neutralização da ômicron é preciso receber três doses da vacina.
Fonte: SCC 10