Começou na tarde desta quinta (24/02), o Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, promovido pela Escola do Legislativo da Alesc (Assembleia Legislativa de SC), em parceria com o Núcleo de Educação para a Democracia. O Seminário faz parte da parceria entre a Câmara de Itapema e a Escola do Legislativo da Alesc, que presta suporte aos municípios na implantação do Parlamento Jovem.
Os 13 vereadores mirins de Itapema e seus suplentes, participam de dois dias de imersão para aprender mais sobre o papel de um vereador mirim. O treinamento também vai trazer a eles novos conhecimentos, como técnicas para falar em público e noções sobre a constituição.
Na abertura dos trabalhos, o jovem palestrante de 18 anos, Leonardo Ames, veio promover a Oficina de Argumentação e Oratória. Leo já foi vereador mirim na cidade de Gaspar, em 2016, e, mesmo com sua pouca idade, acumula um currículo surpreendente: é autor de dois livros sobre oratória, desde os 12 anos participa de concursos de poesia, é vencedor do Concurso Distrital de Oratória de SC 2018 e vice presidente do Conselho Municipal da Juventude e presidente do clube Interact Brasil, movimento ligado ao Rotary.
Em 2018 representou Santa Catarina na competição nacional de oratória, quando conquistou o 3º lugar. Leonardo é o mais jovem brasileiro a escrever um livro sobre oratória, e seus livros estão atingindo escolas públicas de todo o Brasil. Destaque para o best-seller “Oratória nas Escolas”. Com sua trajetória, se tornou palestrante da Escola do Legislativo da Alesc, e já na sua apresentação aos vereadores mirins de Itapema, cativou a todos com sua habilidade de falar em público.
Cidadania na prática
Na sexta (25/02) pela manhã, o palestrante Sandro Celeste, vai falar sobre o “Papel do vereador mirim”, abordando questões sobre cidadania, filosofia e democracia. Sandro tem experiência com os projetos: Parlamento Jovem, Vereador Mirim e Caravana da Educação para a Cidadania. É Mestre em História e Bacharel em Direito, e também leciona para o Ensino Médio a disciplina de “Filosofia, Sociologia e Cidadania”.
Já na parte da tarde, é a vez do palestrante Ricardo Duwe falar aos vereadores mirins sobre a Constituição do nosso país e o papel do poder Legislativo na sociedade. Na temática da sua participação, está a noção de direitos e deveres e o desafio de formar cidadãos críticos e participativos, buscando o exercício da cidadania ativa. Sandro é Mestre em História do Tempo Presente pela UFSC, e se dedica à pesquisa da história contemporânea e o Brasil republicano, com ênfase em História Política. Ele também é membro da linha de pesquisa Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo; bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento (CNPq).