Serão dois dias de oficina em cada cidade no mês de março. As inscrições são gratuitas e não é necessário saber tocar instrumentos para participar
O músico Carlinhos Ribeiro é um entusiasta de um olhar diferenciado para a percussão, que busca colocá-la em maior evidência e protagonismo. A percussão intuitiva, criativa e melódica é o tema de oficinas que o percussionista ministra nas cidades de Bombinhas, nos dias 09 e 10, e em Porto Belo, nos dias 16 e 17, em projeto selecionado no edital da Lei Aldir Blanc Estadual de 2021.
A proposta dos encontros é apresentar aos participantes a diversidade de sonoridades possíveis através da percussão melódica, explorando de maneira criativa diferentes timbres, texturas, instrumentos, inusitados utensílios do cotidiano, além de elementos eletrônicos e inovadores. Serão dois dias de oficinas para a mesma turma em cada cidade, com duração de aproximadamente duas horas por encontro.
O músico ainda apresenta um pocket show em cada cidade, como abertura das aulas, com o intuito de apresentar essa diferente abordagem sobre o universo da percussão aos participantes. A inscrição é totalmente gratuita e podem participar pessoas com idade a partir dos dez anos, sem qualquer exigência de conhecimentos prévios.
“Estou muito feliz e empolgado em poder compartilhar um pouco dessa abordagem diferenciada sobre a percussão. A ideia é trabalharmos bastante a criatividade e a experimentação das sensações que as construções rítmicas despertam. Tem um mundo muito rico pra explorarmos e vai ser um prazer fazer essa troca com as pessoas nas oficinas”, comenta Carlinhos Ribeiro.
Este projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Carlinhos Ribeiro
Músico profissional há cerca de 20 anos, Carlinhos é percussionista das bandas Uniclãs, Música Orgânica e Sarau Afro-açoriano. Ele também tem um trabalho instrumental bastante consolidado, tendo, inclusive, lançado o disco Estações em parceria com o lendário baterista Robertinho Silva. Carlinhos também é mestre de bateria da Escola de Samba Unidos de Porto Belo e ministra oficinas e workshops de percussão há muitos anos.