Ferramenta criada pelo Ministério do Turismo reúne informações para investimentos do Governo Federal nas cidades com vocação turística
O Ministério do Turismo revelou na semana passada, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta importante que reúne informações de cidades que utilizam o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento, além de identificar necessidades de investimentos e ações para cada setor nas regiões turísticas do Brasil.
No total, 2542 cidades brasileiras com 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa em 2022.
O objetivo é definir políticas públicas, incluindo a preferência do envio de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e as ofertas de qualificação profissional para os setores envolvidos.
As cidades são classificadas de A a E no Mapa.Como era de se esperar, Balneário Camboriú figura na Categoria “A” do Mapa.
Essa decisão leva em conta o desempenho da economia no turismo em algumas situações como a quantidade de hospedagens, empregos, estimativas de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais nos locais de hospedagem.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios determinados em Portaria Federal.
Entre os requisitos estão: possuir um órgão responsável pelo turismo como um departamento ou secretaria, por exemplo.
Além de orçamento definido para investimentos; o cadastramento no CADASTUR, também certifica que os serviços prestados ao turistas são confiáveis e regularizados.
A região da Costa Verde tem cidades posicionadas nas seguintes categorias:
Como era de se esperar Balneário Camboriú aparece na categoria A ao lado de Itapema e Bombinhas.Praias de Bombinhas encantam visitantes e impulsionam avaliação da cidade – Foto: Renato Soares/MTur/Divulgação/ND
Maior cidade da região e força econômica do Estado, Itajaí que tem encontrado sua vocação turística nos últimos anos, se encontra na categoria B, ao lado de Balneário Piçarras e Navegantes. Itajaí tem demonstrado maior capacidade de investimentos turísticos nos últimos anos – Foto: Renato Soares/MTur/Divulgação/ND
Destino de muitos veranistas, Porto Belo se posicionou na categoria C, e Camboriú segura a lanterna da região, estabelecida na categoria D.
Nenhum município da região foi posicionado na categoria E.
(NDMais)