Representantes do Banco Mundial se reuniram com grupo técnico e comitê gestor responsável pelo megaprojeto de mobilidade da Foz do Rio Itajaí
O megaprojeto de mobilidade urbana da Foz do Rio Itajaí, que inclui a construção de um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, pode estar um passo mais perto de receber a aprovação do empréstimo do Banco Mundial.
Representantes do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) estão reunidos com o comitê gestor e com o grupo técnico do PROMOBI (Projeto de Mobilidade Integrada da Região da Foz do Rio Itajaí), formado por representantes das prefeituras de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, especialistas do CIM-AMFRI (Consórcio Multifinalitário da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí) e da Univali.
Nesta quinta-feira (7), os representantes do BIRD se reuniram para apresentação dos Resultados da Missão para os Prefeitos e Secretários municipais da AMFRI.PUBLICIDADE
O projeto, que tem uma proposta de gestão consorciada e é pioneiro no Brasil, é composto por três iniciativas: um Sistema de Transporte Coletivo Regional, integrando e interligando os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias; o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú.
A missão técnica do Banco Mundial na região faz parte da fase de estruturação do projeto de solicitação do financiamento, onde devem ser atendidos critérios e documentações exigidos pela instituição. A estimativa é que o Banco Mundial informe até o mês de dezembro deste ano se o projeto de financiamento foi aprovado.
> Entenda por que projeto de túnel subaquático substitui ponte entre Itajaí e Navegantes
Ao todo, poderão ser investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do BIRD e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, podendo ser amortizados em até 25 anos. Já os investimentos privados, considerando o Sistema de Transporte Coletivo/AMFRI e o Túnel Imerso, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.Projeto ainda prevê um sistema de transporte coletivo regional no sistema BRT, com veículos 100% elétricos – Foto: Arquivo/Amfri/Divulgação
Os projetos
A Cofiex (Comissão de Financiamento Exterior) do Ministério da Economia já aprovou a Carta Consulta apresentada pelo CIM-AMFRI para a implementação das ações previstas no projeto.
Conforme a Amfri, este é o primeiro sistema de transporte regional que vai operar com 100% de ônibus elétricos da América Latina.
Na prática, deve permitirá aos usuários se deslocarem entre os municípios da Região da Foz do Rio Itajaí em um sistema com tarifa integrada, monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Já o túnel submerso possibilitará uma nova ligação entre Itajaí e Navegantes, com três faixas de trânsito em cada sentido, com uma exclusiva para o transporte coletivo.
A estrutura deve ficar a cerca de 23 metros de profundidade e garantir o livre acesso de navios no canal do rio para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. A expectativa é que o tráfego deve ser liberado em 2028.
Por fim, o projeto da orla central de Balneário Camboriú deve contemplar a reurbanização da Avenida Atlântica e melhorias na mobilidade da área central da cidade. Esta obra deve ser concluída até o final de 2024.
NDmais