Anúncio veio após a suspensão das buscas em larga escala pelo avião desaparecido na última quarta-feira (06)
Depois da suspensão das buscas em larga escala pelo avião desaparecido na Argentina, o Governador Carlos Moisés utilizou as redes sociais para anunciar que solicitou ao Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para que sejam tomadas providências com as autoridades argentinas para a continuidade das buscas. Moisés também disponibilizou a estrutura do Estado para colaborar no trabalho.
Em entrevista ao jornal local Diário Jornada, Jose Mazzei, da Defesa Civil de Chubut, explicou que as buscas por parte da instituição seguem normalmente. “Continuaremos com as tarefas de busca por terra e amanhã iniciaremos o rastreamento subaquático a partir do último contato do avião com o radar, que foi em Comodoro Rivadavia”.
Entenda
A Empresa de Navegação Aérea Argentina (EANA) comunicou, na noite desta segunda-feira (11), que a coordenação das buscas pelo avião desaparecido com três brasileiros na última quarta-feira (6) no Sul da Argentina foram suspensas pelo órgão.
Segundo o comunicado da EANA, não foi possível encontrar vestígios da aeronave ou dos ocupantes: Antônio Carlos Castro Ramos, Mário Pinho, Gian Carlo Nercolini. A nota diz que as buscas foram feitas por ar, terra e mar, durante os seis dias que a aeronave está desaparecida e destacou que houve o trabalho em conjunto, entre Força Aérea Argentina, Marinha Argentina, Exército Argentino, Prefeitura Naval Argentina, Defesa Civil da província de Chubut e o Aeroclube.
Apesar da suspensão da coordenação nacional, a Defesa Civil confirmou para a equipe do SCC que o Governo Provincial continuará com os trabalhos. Segundo o órgão argentino, as patrulhas terrestres seguem e amanhã (quarta-feira) iniciarão as tarefas de exploração submarina com câmeras de arrasto.
Confira a nota na íntegra
SUSPENSÃO DA BUSCA EM GRANDE ESCALA DA AERONAVE REGISTRO PP-ZRT
A Empresa de Navegação Aérea Argentina S. E. comunica que após seis dias de intensa busca sem resultados positivos de uma aeronave monomotor Van’s RV-10, matrícula PP-ZRT de bandeira brasileira, a coordenação nacional do operação de busca e salvamento.
Na última quarta-feira, 6 de abril, o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo alertou o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) sobre a perda de contato com a referida aeronave, ativando o protocolo de busca naquele ato. A aeronave voava do aeroporto de El Calafate para o aeroporto de Trelew com três pessoas a bordo.
A operação, coordenada pela Empresa Argentina de Navegação Aérea S.E, contou com o necessário desdobramento de forças para as buscas por céu, terra e mar. Foi integrado por: Força Aérea Argentina, Marinha Argentina, Exército Argentino, Prefeitura Naval Argentina, Defesa Civil da província de Chubut e Aeroclube Comodoro Rivadavia.
Apesar dos esforços realizados nas buscas, não foi possível encontrar qualquer vestígio da aeronave ou de seus ocupantes. Devido à suspensão da operação, o Subcentro SAR Comodoro Rivadavia permanece em alerta.
Companhia de Navegação Aérea Argentina S.E