José Egas tem uma série de compromissos no Litoral Norte nesta quarta-feira (13) para discutir políticas públicas para refugiados no Brasil
Representante do Alto-Comissariado da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), no Brasil, o sociólogo José Egas visita o Campus da Univali em Itajaí nesta quarta-feira (13).
Ele vai palestrar sobre proteção e o trabalho desenvolvido pela ACNUR que ganha ainda mais destaque com a crise humanitária criada por exemplo pela invasão russa na Ucrânia.
A ACNUR representada por Egas no país tem o objetivo proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas, o escritório sede do órgão fica em Brasília (DF) e tem unidades em São Paulo (SP) e Boa Vista.
Reconhecidamente, o Brasil é lembrado como um país acolhedor capaz de através do seu governo central oferecer aos refugiados os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado que vive aqui. Embora, vários episódios recentes tenham mostrado que o mesmo Brasil também oferece dificuldades para que essas pessoas possam se integrar à nossa sociedade.
O evento na Univali, é gratuito e aberto ao público, terá início às 10 horas e ocorre no auditório do bloco D1.
Além da palestra na universidade, José Egas e outros representantes da Acnur vão ser recebidos na sede da Polícia Federal em Itajaí, onde vão conhecer o projeto de extensão da Univali que começou em 2020 para fazer o atendimento de migrantes.
Egas visita ainda o Prefeito Volnei Morastoni onde vai discutir políticas públicas municipais para o acolhimento de migrantes.
(ND)