A dengue tem preocupado as autoridades médicas e de saúde em todo o país. O aumento no número de casos fez acender um alerta para a doença em Santa Catarina, que está entre os estados com mais mortes. Pensando em auxiliar na combate à doença e também na informação da população, a prefeitura de Blumenau emitiu um alerta sobre o uso de medicamentos.
A Semus (Secretaria de Promoção da Saúde), em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da cidade, emitiu um alerta sobre o uso de remédios em casos de suspeita de dengue sem orientação médica. Segundo a nota, alguns medicamentos podem agravar o quadro clínico do paciente.
Conforme a prefeitura, em casos de suspeita ou confirmação da doença, não é recomendado que as pessoas utilizem medicamentos à base de:
- Ácido Acetilsalicílico
- Ibuprofeno
- Cetoprofeno
- Diclofenaco
- Naproxeno
- Indometacina
- Varfarina
- Dexametasona
- Prednisolona
O poder público reforça ainda que caso a pessoa já faça uso de remédios com esses componentes para outras patologias, é importante consultar um profissional de saúde.
Atenção aos sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta entre 39° a 40° C, com duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.
Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
(NDMais)