Grande Florianópolis é a região com a maior quantidade de casos ativos atualmente
Dados do governo de Santa Catarina indicam que 76 municípios do Estado estão sem casos ativos de Covid-19. A estimativa foi divulgada neste domingo (24) e mostrou, também, que a região da Grande Florianópolis tem a maior quantidade de casos ativos atualmente: 128 para cada 100 mil habitantes.
De acordo com o Boletim do Novo Coronavírus atualizado, o Estado tem 1.697.648 pacientes que testaram positivo para a doença desde o início da pandemia. Destes, aproximadamente 98% estão recuperados e 3.951 permanecem em acompanhamento.
Em comparação à semana anterior, foram 20 óbitos a mais, contabilizando 21.743 mortes em decorrência da Covid-19, o que deixa a taxa de letalidade em 1,28%. Esse dado, se comparado a meses anteriores, mostra uma queda na taxa. No inicio de fevereiro, por exemplo, este índice chegou a 1,42%.
Além de Florianópolis, que registrou a maior quantidade de casos ativos no boletim, vem atrás dela as regiões da Serra, com 83 casos para cada 100 mil habitantes, e Laguna (68). Já as com menos casos registrados são Alto Uruguai Catarinense (14), Foz do Rio Itajaí (18) e Planalto Norte (27).
O número de leitos em todo o estado são 798, com 720 ocupados, 20 c0m confirmação ou suspeita de Covid-19.
Reinfecções em SC
Apesar do registro de municípios sem casos ativos e a diminuição progressiva da taxa de letalidade, Santa Catarina ainda é o estado com mais reinfecções registradas. Segundo o Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública), até o início de abril foram registrados 29 casos de pessoas que se infectaram mais de uma vez pelo coronavírus.
Depois do estado catarinense, o segundo a registrar mais reinfecções é Goiás, com 19 casos. Os demais registraram não mais que sete casos de reinfecção.
Dos quase 30 casos registrados, 19 foram causados pela variante Ômicron. A cepa foi identificada em Santa Catarina pela primeira vez entre os dias 5 e 11 de dezembro de 2021. Segundo a Lacen/SC, atualmente há três subvariantes da Ômicron.
(NDmais)