Aplicativo permite localizar praias de SC que ainda contam profissionais em exercício; ação civil reivindica a manutenção dos postos
A maioria dos postos de guarda-vidas de Santa Catarina foi desativada nesta segunda-feira (25). Isso porque o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar) encerrou a Operação Veraneio, que fortalecia a segurança das praias, cachoeiras, rio e lagoas com o incremento de 1600 profissionais.
A operação durou 197 dias, entre outubro e o último dia 24. Entre o fim de dezembro até o início de março todas as praias do Estado contavam com guarda-vidas. A redução gradual do número de postos em funcionamento começou no dia 6 de março, quando começa o período de pós-temporada, até a conclusão nesta segunda.
Agora os banhistas devem procurar as praias que ainda são assistidas por guarda-vidas, ressalta a corporação. Elas podem ser consultadas no aplicativo para celular CBMSC Cidadão. No canto inferior esquerdo está a categoria “Praias”, onde são informadas as condições do mar, os postos de guarda-vidas ativos, entre outras coisas.
Praias com postos ativados
Segundo a corporação, em Florianópolis, pelo menos quatro praias contarão com postos de guarda-vidas em funcionamento todo o ano: Mole, Joaquina, Santinho e Joaquina. As duas primeiras estão localizadas no Lesta da Ilha de Santa Catarina e as duas últimas no Norte.
A corporação detalhou também, na ocasião do início da Operação, que outras seis praias distribuídas pelo Estado também seguirão sendo assistidas por guarda-vidas. São elas:
- Prainha (São Francisco do Sul);
- Praia Brava (Itajaí);
- praia de Balneário Camboriú;
- praia de Itapema;
- Bombas (Bombinhas)
- Guarda do Embaú (Palhoça);
MP pede manutenção dos postos
A 30ª PJ (Promotoria de Justiça da Capital) instaurou inquérito civil público para apurar a desativação dos postos em Florianópolis. A interrupção no funcionamento dos postos de guarda-vidas ocorre em função do remanejamento de verba da corporação, segundo o CBMSC.
O procedimento foi aberto após uma representação movida pelo vereador Marquito (PSOL) denunciar a rescisão de contrato com guarda-vidas que atuam no Sul da Ilha de Santa Catarina. O Ministério Público pede a manutenção das unidades ao longo de todo ano.
No último dia 10 de abril, um homem de 39 anos morreu afogado na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis.
*A reportagem conta com informações da NDTV.