Uma creche municipal foi fechada temporariamente em Ponta das Canas, em Florianópolis, nesta quarta-feira (27) após os pais flagrarem fezes e urina de ratos nas salas e na cozinha da unidade.
Durante a manhã, uma equipe da vigilância sanitária esteve na creche, junto da direção da unidade, para realizar uma visita com os agentes em todas as salas e também na cozinha da creche.
Durante a vistoria, as professoras da creche encontraram mais fezes de rato junto com os brinquedos das crianças. A creche municipal Stela Maris atende 303 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos.
A primeira denúncia foi feita no início da semana, na segunda-feira (25), por um pai que usou as redes sociais para mostrar a situação que se encontrava a cozinha da creche.
Após esse flagrante, a comunidade ficou em alerta e a notícia foi se espalhando, mobilizando outros pais de crianças que estudam na unidade.
Uma força tarefa da COMCAP foi até o local para fazer a limpeza do entorno da unidade. A Secretaria da Saúde, de Florianópolis, foi informada e repassou orientações para a direção da unidade.
O secretário da educação, Maurício Fernandes Pereira, foi até o local e fechou temporariamente a unidade. Segundo a prefeitura, a empresa responsável pelas cozinheiras já foi notificada para prestar esclarecimentos com urgência.
Em nota oficial a prefeitura de Florianópolis afirmou que o Núcleo de Educação Infantil Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro, vai ficar fechado até o fim do mês de abril, enquanto uma força tarefa trabalha para controlar a situação.
Confira a nota completa:
“A Secretaria de Educação de Florianópolis decidiu suspender temporariamente o atendimento no Núcleo de Educação Infantil Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro, em Ponta das Canas. A suspensão é válida a partir do meio-dia desta quarta-feira e se estenderá até o fim do dia da próxima sexta-feira, 29 de abril. A medida é fundamental para que a Prefeitura da Capital faça novamente um trabalho de desratização no Neim sem que a saúde das crianças, familiares e profissionais seja prejudicada.
As equipes da Prefeitura atuarão com uma força-tarefa junto à unidade educativa para resolver toda a problemática que vem ocorrendo nos últimos dias.
Já foi feita uma limpeza geral no pátio do núcleo de educação infantil. Uma equipe da Comcap começou a roçagem num terreno baldio que fica nos fundos da unidade
Todo o trabalho será acompanhado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria Municipal de Educação destaca que o Núcleo de Educação Infantil Stella Maris Corrêa Carneiro possui certificado de desratização e dedetização. Este ano, em janeiro, fevereiro e início de abril novamente o Neim passou por desratização com a colocação de iscas em vários pontos da unidade.
No dia 22 de abril, na última sexta-feira, como reforço foram instaladas iscas no terreno e no prédio assim como espalhado um pó contaminante, longe do alcance das crianças.”