A confusão aconteceu por causa do pagamento do serviço. O homem estava com a filha e a esposa grávida
A confusão entre um motorista e uma pessoa, que seria funcionário do ferry boat que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes, pelo Rio Itajaí-açu, repercutiu nas redes sociais. A empresa que administra o serviço disse que a gravação foi feita há um mês.
O motorista que aparece nas imagens, é morador de Itajaí, e estava no carro com a família. Alexandre, de 41 anos, diz que a esposa grávida de seis meses e a filha pequena estavam com ele. O morador alega que as agressões foram cometidas por um funcionário do ferry boat, após ele tentar pagar o transporte com cartão. O vídeo foi feito há 30 dias, mas viralizou na últma semana. A família não tinha dinheiro em espécie e entrou com carro na balsa, na tentativa de pagar com cartão.
“Foi porque eles não aceitaram nossa forma de pagamento, nós estávamos muito cansados”, explica o Canes.
Nas imagens compartilhadas, é possível ver um homem, que seria o motorista do outro veículo, agredindo Alexandre, após um bate-boca. Na gravação, também é possível ver um homem de camisa preta ao lado do carro, desferindo golpes contra o motorista. Alexandre diz que os homens que aparecem nas imagens seriam um funcionário do ferry boat e um motorista que estava no local
“Não desejo que isso aconteça com nenhum outro usuário, por causa de uma forma de pagamento”, desabafa.
Confira o relato do motorista
O motorista diz que não deu tempo de sair com o veículo o ferry boat saiu, ao chegar em Itajaí, os funcionários teriam tentado fazer com que ele voltasse para Navegantes. Alexandre diz que não aceitou voltar porque não via sentido no pedido. Ele alega que um funcionário o impediu de sair, e o agrediu com um soco. Além de que um veículo teria bloqueado sua passagem, resultando em uma colisão.
Posicionamento do ferry boat
A NGI Sul, empresa que fornece o serviço o transporte pelo rio, se manifestou através de nota. A nota diz que o vídeo foi editado. “O cidadão que aparece na segunda parte (de camiseta azul), era um segundo usuário e não funcionário da empresa. O carro de onde a filmagem era feita, colidiu na traseira do carro à frente, motivo que gerou a discussão.”
A empresa também explica que o pagamento no embarque é aceito no dinheiro em espécie, e que o usuário pode comprar o passe por cartão de débito ou Pix, no escritório da empresa, na modalidade compra antecipada.
Sobre a implementação de bilhetagem eletrônica, a NGI diz que “vem tendo tratativas com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para a implantação da bilhetagem eletrônica, para então aceitar outras formas de pagamento. Porém, a questão é impedida pelo “passe livre”, benefício concedido pelo Estado a alguns usuários”.
A prestadora do serviço finaliza a nota dizendo haver sinalização nas plataformas sobre a necessidade do pagamento em dinheiro e que não houve agressão ou desrespeito aos usuários. Leia a nota na íntegra no final da reportagem.
Moradores pedem pagamento eletrônico
A Associação Unidos por Itajaí está com um abaixo-assinado para que o ferry boat comece a aceitar cartão ou Pix, no momento do embarque, e gratuidade para ciclistas e pedestres.
“Atualmente as pessoas quase não andam com dinheiro, usam mais as formas eletrônicas como cartões de crédito/débito e pix. A travessia do rio entre Itajaí e Navegantes feita pelo Ferry Boat, é muito cara, enquanto não temos uma ponte ou túnel pelo menos temos que ser respeitados e termos mais alternativas de pagamento para facilitar a contratação deste serviço. A gratuidade dos ciclistas e pedestres é fundamental para apoiar o desenvolvimento e a geração de emprego na região, pois muitos não tem condições de irem em entrevistas de emprego, nem iniciarem o empreendedorismo por não terem dinheiro para a travessia, sem contar que muitos serviços tem em apenas uma das cidades, principalmente na área médica hospitalar”, escreveu a associação na página do abaixo-assinado.
Confira a nota de esclarecimento que administra o ferry boat:
Em relação a um vídeo que vem circulando nas redes sociais, a NGI Sul esclarece.
– Esta ocorrência foi registrada há mais de 30 dias, no período noturno, quando um usuário negou-se a pagar a tarifa da travessia de carros, alegando que só teria cartão. A empresa esclarece que o pagamento no embarque só é aceito em dinheiro em espécie, podendo o usuário comprar passe através de cartão de débito ou Pix no escritório da empresa, na modalidade compra antecipada.
– O vídeo em questão foi editado. O cidadão que aparece na segunda parte (de camiseta azul), era um segundo usuário e não funcionário da empresa. O carro de onde a fimagem era feita, colidiu na traseira do carro à frente, motivo que gerou a discussão.
– A NGI esclarece que vem tendo tratativas com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para a implantação da bilhetagem eletrônica, para então aceitar outras formas de pagamento. Porém, a questão é impedida pelo “passe livre”, benefício concedido pelo Estado a alguns usuários.
– A empresa reforça que em nenhum momento houve qualquer tipo de agressão ou desrespeito a seus usuários, alertando que nas plataformas de embarques há faixas e letreiros que informam que o pagamento da passagem somente é aceito em dinheiro no momento do embarque.
(SCC10)