A nova ferramenta estava entre as mais pedidas e segue funcionando de forma experimental
Uma nova ferramenta de segurança foi implementada nos pagamentos da Uber. Nesta segunda-feira (23), a empresa de transporte anunciou que os passageiros que queiram efetuar o pagamento em dinheiro, terão que tirar uma foto do rosto antes de solicitar a corrida. A nova medida ainda está em fase experimental.
A “U-Selfie”, como já foi batizada, não será compartilhada com o motorista nem passará por verificação biométrica. O propósito da foto é manter armazenada nos servidores, para, caso seja necessário, consulta posteriormente das autoridades.
A solicitação da foto ocorrerá apenas para usuários que preferem pagar com dinheiro e não oferecem dados de um meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
A Uber afirma que o recurso estava entre os mais pedidos, segundo pesquisas internas, e foi criado visando a segurança dos motoristas parceiros.
“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app ”, explica Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma.
A ferramenta entra em um pacote de novas atualizações feitas nos últimos meses, para melhorar o funcionamento do aplicativo, tanto para o passageiro, quanto para o motorista.Novos recursos implementados tornam viagens mais seguras – Foto: Peter Fazekas/Pexels/Divulgação/ND
Medidas de segurança
Em abril, a companhia implementou um novo cartão de ofertas de viagens, que passou a mostrar aos motoristas o endereço de destino dos passageiros, antes mesmo de aceitarem as viagens.
No mesmo mês, no Rio de Janeiro, foi anunciado o botão “Ligar para a Polícia”, vinculado ao 190, que pode ser utilizado tanto pelo motorista quanto pelo usuário. Quando acionado, a localização do veículo e dados da viagem serão compartilhados automaticamente com as autoridades policiais.
(NDMais)