O novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já está disponível a partir desta quarta-feira (1º). A nova carteira de motorista poderá ser digital ou impressa, tem um código de identificação internacional, além de tradução para três idiomas.
Segundo informações do portal R7, a nova CNH terá o código MRZ (Machine Readable Zone ) ou Zona Legível por Máquina, em português, o mesmo usado em passaportes.
Também vai contar com uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, um campo para indicar se o condutor tem atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. O documento terá alteração das cores, que será predominantemente amarela e verde e desenhos dos veículos que o condutor pode dirigir.
Para poder ser utilizada em outros países e facilitar a identificação internacional, terá tradução para o inglês, português e espanhol.
O novo modelo também permite que o condutor inclua o seu nome social e filiação afetiva. A inclusão do nome social na CNH poderá ser feita somente para quem tem o nome social na carteira de identidade.
O que continua igual na carteira é a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.
Segurança contra fraudes
A nova CNH vai contar ainda com um sistema mais sofisticado para evitar fraudes, como uma tinta especial, fluorescente – que brilha no escuro-, itens visíveis apenas com luz ultravioleta, e um holograma na parte inferior do documento, para dificultar falsificações.
A emissão da nova versão poderá ser feita de forma eletrônica ou impressa e a troca do documento acontecerá de forma gradativa, na renovação da CNH; na inclusão de uma categoria; alteração de dados; solicitação da segunda via do documento ou ao tirar a CNH pela primeira vez.
A versão digital é chamada de CNH-e, e vai estar disponível através do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Nova Ciretran no Sul de SC
Nessa terça-feira (31), foi inaugurada a Ciretran de Imbituba, no Sul catarinense, que irá atender cerca de 80 mil moradores da região.
No local, a população poderá realizar consulta sobre multas recebidas e pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação; informações constantes do arquivo sobre os veículos; licenciamento e transferência de veículos; modificação de características dos veículos automotores; prova teórica e prática para fins de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação; emissão da Carteira Nacional de Habilitação, informações sobre apreensão de CNH; apreensão e liberação de documentos e de veículos, entre outros.
A Ciretran de Imbituba fica no bairro Vila Nova e o horário de atendimento é das 12h às 19h, mediante agendamento.
Fonte: ND+