Ele teve a conta bancária clonada ao baixar aplicativo que deu acesso do aparelho celular aos golpistas
Um idoso de 59 anos caiu em um golpe ao tentar se livrar do que acreditava ser outro. O caso ocorreu em José Boiteux, na tarde de terça-feira (15), por volta das 15 horas.
Ele disse à PM (Polícia Militar) que recebeu uma ligação de um homem informando que alguém estaria tentando fazer uma transferência da conta da vítima para outra. Ao tentar resolver o problema, o idoso caiu no verdadeiro golpe.
Segundo relatório da PM, a vítima foi orientada a ligar em um número ‘0800’, canal que seria orientada. Ao seguir a recomendação, o idoso foi atendido por uma mulher.
Ela confirmou que teria observado no sistema que alguém estava se passando por ele para tentar fazer a transferência. Os fatos ocorreram na Rua 26 de Julho, no bairro Arroio Laje, em José Boitex.
Ao baixar aplicativo, ele teve o dinheiro roubado
Depois, a ‘atendente’ explicou que ele precisava baixar o aplicativo “Anydesk” para fazer uma varredura do aparelho celular e, só assim, “retirar o vírus. O idoso obedeceu e teve o aparelho clonado. Foi neste momento que os golpistas sacaram R$ 5 mil da conta dele.
O Anydesk é um dos aplicativos para controle remoto mais popular do mundo. No momento que baixou, a vítima deu total acesso do aparelho dele para os golpistas.
Segundo a PM, o número que ele foi orientado a ligar foi o 0800.08796054. O caso será investigado pela Polícia Civil.
(NDMais)