Senador Jorge Kajuru , que apresentou proposta no início de maio deste ano, diz que reeleição “evidencia o personalismo político”
A Proposta de Emenda à Constituição(PEC) 12/2022que acaba com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República por entrar em pauta em outubro. Foi o que afirmou o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), autor da PEC, ao revelar conversas anteriores com o o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Além disso, o texto prevê o aumento de quatro para cinco anos o tempo de mandato.
“A reeleição evidencia o personalismo político. Resultado: as estratégias pela manutenção do poder acabam prevalecendo sobre o interesse coletivo. Espero firmemente, após outubro, que aprovemos o fim da reeleição, para dar equilíbrio às disputas eleitorais”, disse Kajuru.
Rodrigo Pacheco avalia que os parlamentares vão se dedicar às análises da proposta. “Acredito que há certa simpatia e adesão a essa tese do fim da reeleição. Considero, e já publicamente externei isso, a gestão pública sem o propósito de uma reeleição normalmente é mais criteriosa e afeita às realizações eleitorais sem populismo e sem intenção eleitoral.”
Apresentada no início de maio deste ano, a proposta de Kajuru altera a constituição para a reeleição do presidente da República, prefeitos e governadores. A reeleição para esses cargos foi aprovada em 1997 por meio de uma PEC no governo Fernando Henrique Cardoso.
*Com informações da Agência Senado