O Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado mundialmente no dia 15 de junho. Em Porto Belo, o Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Diretoria do Idoso realizou uma roda de conversa com idosos, tratando dos seus direitos e alertando sobre determinados cuidados.
O momento, administrado pela diretora de idosos Regiane Dias, foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, com idosos que frequentam o espaço e também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Foi preparado uma dinâmica com o professor Waldir Cordova, conversa com a psicóloga Camila Ziemiczak assistente social Giovana Nunes de Souza e uma conversa com música com o instrutor Paulinho Machado.
O prefeito de Porto Belo Joel Lucinda explica a importância de momentos como estes, que reforçam as informações e podem evitar a violência contra a pessoa idosa. “ Os idosos também precisam conhecer os tipos de violência e principalmente, como devem agir quando sofrerem ou presenciarem um ato de violência” – explica.
Quando as pessoas souberem ou presenciarem algum caso de violência contra uma pessoa idosa, é preciso pegar o telefone e discar 100. Este número serve inclusive para denunciar os casos de abuso financeiro. Ao relatar o caso, ele será encaminhado ao órgão competente de acordo com cada situação.