Após um período de chuvas intensas, estragos causados por granizo e muito frio, o possível veranico deve trazer estabilidade no tempo
Julho começa com “veranico” e previsão de temperaturas mais elevadas em Santa Catarina. Durante os primeiros oito dias do próximo mês pode ocorrer o fenômeno, que é marcado pela previsão de tempo estável com vários dias de sol.
De acordo com a Epagri, entre os dias 1º e 8 de julho, as temperaturas mais elevadas, com máximas de 28°C a 30°C, deixam o clima mais agradável para quem estava com saudade do calor.
A previsão de tempo estável, com sol e poucas nuvens, deve ser mais predominante nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Litoral catarinense e Vale do Itajaí. As demais regiões do Estado devem sentir mais calor, porém, com menos intensidade.
Apesar do calor, no Litoral, as noites e manhãs podem ser acompanhadas de nevoeiros devido à influência marítima. A meteorologista Gilsania Cruz afirma que “ainda é cedo para dizer se trata de veranico, é preciso ficar ligado nas próximas previsões”.
O que é o veranico?
O veranico é um período mais quente entre os dias de inverno e normalmente ocorre no início de julho. “Pode ser que o veranico tenha em algumas regiões e outras não. Pode não ser em todo o Estado que o fenômeno acontece”, afirma Gilsania.
Ela explica que para a ocorrência do veranico precisamos ter cinco dias consecutivos, ou mais, com temperaturas 2°C acima da média climatológica de cada região.
Confira no mapa com a temperatura e pressão atmosférica ao nível médio do ma, prevista para o dia 4 de julho:
O mapa mostra a previsão de temperatura atmosférica mais quente no litoral catarinense – Foto: Epagri/Reprodução/ND