Honraria homenageia agentes de segurança que se destacaram nos âmbitos civil e militar
PORTO BELO — A Câmara Municipal fará a entrega, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7), das honrarias Policial Civil, Policial Militar e Bombeiro Militar destaques de 2022. O prêmio, instituído por lei municipal em 2019 e ausente na agenda do parlamento nos últimos dois anos em função da pandemia, volta a homenagear membros dos órgãos de segurança pública que se destacaram no cumprimento de suas funções. A sessão terá início às 19 horas e também será marcada pela entrega de moções aos responsáveis pela implantação do Projeto Golfinho no município e ao primeiro-sargento da PM Osni dos Santos Júnior, pelos 30 anos de farda.
Prevista pela Lei 2.736, a honraria nasceu de um projeto de lei do vereador Diogo Santos (MDB), sancionada pelo Executivo em fevereiro de 2019. De acordo com o texto, cabe aos comandos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do município indicar anualmente os nomes dos agentes a serem laureados pelo Legislativo durante sessão a ser realizada, preferencialmente, na semana do feriado de 21 de abril, dedicado a Tiradentes, patrono da polícia brasileira. Este ano, outra excepcionalidade concorreu para que a homenagem fosse adiada em quase três meses: o processo eleitoral suplementar no município.
Além dos três escolhidos como destaques — o policial civil Deivid da Silva, o PM Cleonir Harlinger e a bombeiro militar Verlaine Sinhorini — a Câmara fará a entrega da moção de parabenização, aprovada pela Casa em fevereiro deste ano, aos integrantes locais do Projeto Golfinho, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para prevenção de acidentes em praias e outros ambientes de lazer aquático. Aplicado no município em datas de janeiro e fevereiro, o projeto envolveu 73 crianças com idades entre sete e treze anos de idade.
Por fim, será entregue uma moção de parabenização ao policial militar Osni Santos Júnior, por sua promoção primeiro-sargento da PM em 31 de janeiro e pelos 30 anos dedicados à segurança pública do município.