Santa Catarinatem 91,53% de ocupação dos 118 leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) ativos para crianças. Além disso, outras seis aguardam vaga na rede pública de saúde catarinense, conforme atualização desta quinta-feira (14).
De acordo com oPainel de Leitos de UTI, atualizado na manhã desta quinta, apenas 10 unidades pediátricas estavam disponíveis, sendo que quatro regiões estavam com 100% de ocupação.
Taxa de ocupação por macrorregião de Santa Catarina – Foto: SES/Reprodução/ND
Já para leitos neonatais, Santa Catarina tem apenas uma vaga disponível na região Norte. As outras 190 unidades estão todas ocupadas.
Enquanto isso, 30 leitos de UTI para tratamento de adultos estavam livres para receber novos pacientes. Dessa forma, a taxa de ocupação ficou em 96,29%, mas Foz do Rio Itajaí apresentou ocupação total das unidades disponíveis na região.
Taxa de ocupação dos leitos adultos por macrorregião na manhã desta quinta-feira – Foto: SES/Reprodução/ND
Dessa forma, Santa Catarina conta com apenas 41 leitos de UTIs disponíveis dos 1.114 ativos em todo o Estado, ou seja, ocupação de 96,32%. Deste total, 43 são pacientes em tratamento da Covid-19.
Seis crianças aguardam por leito na rede pública de SC
A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou que seis pacientes buscam por um leito pediátrico junto à Cerih (Central Estadual de Reguçação de Internações Hospitalares).
Entre eles, um é por conta de doença respiratória e outros cinco devido a necessidade de tratamento de outras enfermidades. Além disso, a pasta afirma que um paciente já tem leito ofertado, mas aguarda os “trâmites para transferência”. São três crianças do Sul e outras três do Grande Oeste catarinense.
Ainda de acordo com a SES, um paciente da região Sul de Santa Catarina aguarda processo de transferência para um leito UTI neonatal.
Outros sete adultos aguardam por vaga em UTI e um já com leito ofertado e na espera pela conclusão dos “trâmites de transferência”.
Entre eles, quatro estão buscando tratamento para doenças respiratórias e outros três por necessidades de serviço especializado para outras enfermidades. Eles estão divididos da seguinte forma:
- Vale do Rio Itajaí: Um;
- Foz do Rio Itajaí: Dois;
- Sul: Dois;
- Grande Oeste: Dois.
Justiça determina prazo para Estado atender crianças
A juíza da Vara da Infância e Juventude de Florianópolis, Brigite Remor de Souza May, determinou na tarde desta quinta-feira (14) que o Estado de Santa Catarina garanta, imediatamente, oatendimento de todas as solicitaçõesde leitos pediátricos eneonatais(em enfermaria ou UTI) feitas para crianças e adolescentes na rede pública catarinense.
De acordo com informações do jornalista e colunista do Grupo ND, Moacir Pereira, a magistrada concedeu medida liminar em mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público de Santa Catarina.
O atendimento deve ocorrer de imediato ou no prazo máximo de 12 horas a contar do pedido médico, inclusive por meio da aquisição de vagas na rede privada de saúde, quando necessário, preferencialmente na mesma região de saúde em que se encontra o paciente e garantindo-se o transporte adequado.
Fonte: ND+