Fenômenos atingem primeiro porção norte e depois se distribuem pelo Estado; Defesa Civil alerta para cuidados
A semana começa chuvosa em Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta nesta segunda-feira (18) para ocorrência associadas a temporais isolados. Nove regiões e parte de uma estão em estado de observação para fenômenos como descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
São as seguintes: Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e uma parte da Serra, detalha a Defesa Civil. Já as demais porções do Estado – Litoral Sul e parte da Serra – estão em risco baixo para os fenômenos.
Os fenômenos devem iniciar entre o fim da manhã e início da tarde desta segunda-feira (18) nas áreas aos norte de Santa Catarina, segundo o órgão. Até a manhã de terça- feira (19), a área de instabilidade se desloca para o Sul.
A porção norte de Santa Catarina deve registrar os fenômenos com mais intensidade uma vez que as áreas de instabilidade se aproximam a partir das regiões de divisa com o Paraná. Elas se combinam com um sistema de alta pressão em baixos níveis atmosféricos, o que provoca chuva.
Cuidados
A Defesa Civil alerta para cuidados durante tempestades com ventos fortes. Durante as ocorrências, os moradores devem buscar locais abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e de objetos que possam ser arremessados.
Quando em lugares abrigados, é necessário ficar longe das janelas e desligar aparelhos eletrônicos. Banheiros de alvenaria são locais “muito seguros”. Se a pessoa estiver na praia, não deve ficar no mar.
(NDMais)