Intenção é aquecer a economia de Portugal, facilitando a vida de estrangeiros de língua portuguesa que queiram trabalhar no país
Uma boa notícia para brasileiros que planejam mudar de ares e viver em Portugal. O parlamento português aprovou uma série de medidas que facilitam a obtenção de vistos de trabalho a cidadão estrangeiros. Esse visto, no entanto, vale apenas para pessoas da CPLP, ou seja, Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. O principal atrativo está na criação do visto especial para aqueles que buscam emprego.
A medida estabelece prazo de 120 dias, podendo se estender para mais 60 dias, a fim de que estrangeiros consigam alguma vaga no mercado de trabalho. Vale lembrar que, vencendo o prazo, o imigrante terá que deixar o país e só poderá fazer novo pedido após um ano do fim da validade do visto anterior.
Também é preciso citar que o processo inclui verificação de antecedentes criminais, além de algum meio de subsistência, enquanto permanecer em terras portuguesas. Para completar, o solicitante precisa comprovar que tem passagem assegurada para retorno ao país de origem. A ideia é evitar que o imigrante se estabeleça em Portugal como ilegal.
Há também um visto voltado a nômades digitais e para profissionais que trabalham de forma remota para outros países. Entretanto, nesses casos, será exigida a comprovação de rendimentos.
(NDMais)