Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais para esta segunda-feira (8); o órgão também alerta para a formação de um ciclone extratropical que deve atingir o Estado
O tempo será instável e com chuva em Santa Catarina, nesta segunda-feira (8). A instabilidade deve atingir primeiramente o Litoral e áreas próximas, depois se estende para as demais regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil, no decorrer do dia há risco de temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo. A maior incidência deve ser registrada no Extremo-Oeste catarinense.
“O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais”, alerta Defesa Civil. A instabilidade, segundo explica o órgão, é devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral.
A temperatura máxima para essa segunda-feira é de 21°C, que deve ser registrada do Extremo Oeste ao Litoral Norte. No Planalto Sul devem ficar nos 17°C e nas demais regiões variam de 15°a 18°C.
Alerta de ciclone
A formação de um ciclone extratropical, que atinge Santa Catarina nesta semana, mantem o tempo instável, com chuva e risco de temporais, na terça-feira (9). Segundo a Defesa Civil, há risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
As rajadas de vento podem se aproximar de 100 km/h, no litoral e áreas próximas, o que aumenta o risco para ocorrências relacionadas ao vento. A temperatura mínima deve ser registrada na Serra catarinense, onde devem variar de 7° a 10 ºC. A máxima não deve passar dos 16°C no Estado.
Na quarta-feira (10), a chuva persistente e intensa em alguns momentos se mantém, ainda por conta do ciclone extratropical – que deve começar se afasta em direção ao mar no fim do dia.
O risco de alagamentos, deslizamentos e inundações segue alto, entre Planaltos e o Litoral Sul. O vento também segue forte, sendo que em casos pontuais pode chegar a 100km/h.
As temperaturas devem ficar baixas, com máxima de 8°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e de 12°C no Oeste. Nas demais regiões a máxima deve ficar nos 15°C.
NDMais