Além das casas, empresas e plantações de hortaliças foram afetadas pelas pedras. O temporal atingiu a região no domingo (7)
Um forte temporal de granizo atingiu mais de 40 casas, empresas e plantações nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, São Domingos e Vargeão, no início da tarde deste domingo (7). Equipes da Defesa Civil apresentaram o levantamento dos danos na região do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
O granizo atingiu os municípios no início da tarde de domingo (7). – Foto: Defesa Civil/ND
Em Abelardo Luz, a informação da Defesa Civil é de que 12 residências foram atingidas, além de danos a agricultura em plantações de hortaliças. O temporal foi registrado na linha São Jorge, Capão Grande, e assentamento 25 de Maio.
No município de Passos Maia, conforme a Defesa Civil, 15 residências, três empresas e um comércio, foram afetados. O registro foi nos bairros Centro, Coab, Cancelli, loteamento Nilde Bresciani e na comunidade Tozzo.
Já em Vargeão foram 14 residências afetadas e três galpões de garagem no interior do município. Os locais atingidos são as linhas Mendes, Gramas, parte São Braz e Copinha.
O município de São Domingos teve granizo fino e não apresentou registro de danos. As pedras caíram na linha Manfroi. As equipes da Defesa Civil continuam o levantamento nos municípios de Passos Maia. O órgão informou que foram entregues lonas para as famílias atingidas.
Os temporais
O primeiro registro ocorreu em Abelardo Luz, por volta das 12h, com granizo fino em grande quantidade. As pedras, que caíram com chuva, deixaram a paisagem branca.
Durante a manhã de domingo, às 11h42, a Defesa Civil havia emitido um alerta de temporal com raios, rajadas de vento, granizo e alagamento para as regiões do Oeste e Meio-Oeste nas 2 horas seguintes.