Cidade atingiu o maior índice de coleta de lixo reciclável da história de Balneário Camboriú
Os números de coleta do Programa Municipal de Reciclagem, o Recicla BC, apontam que Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, atingiu em julho o índice de 8,9% na separação de reciclagem sobre o total de resíduos. O número é o maior da série histórica, que coleta os dados desde 2016.
Em números absolutos, seis anos atrás se coletavam 157 toneladas de resíduos. Agora são 410 toneladas. “Estamos implementando obras e ações inovadoras de cuidado com o meio ambiente porque sabemos que o desenvolvimento da cidade tem que ser feito com esse olhar e com esse cuidado”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).
Segundo Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pelo Recicla BC, o número é resultado de um trabalho de esclarecimento à população, que enxergando os resultados, “adere ao esforço de um manejo mais sustentável dos resíduos”.
Coleta de recicláveis
Os recicláveis recolhidos pelos caminhões, que passam de uma a três vezes por semana nos bairros, dependendo da região, são encaminhados gratuitamente a cooperativas da região. No momento, está em construção uma usina de reciclagem que absorverá o material coletado, ela será entregue ainda neste ano. A tabela com os horários e localização de coleta de resíduos pode ser consultada no site do ReciclaBC.
(ND)