Inspeção será realizada até o dia 16 de setembro; além da PF, outras instituições enviaram técnicos para a atividade
A inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação brasileiro começou nesta segunda-feira (22). A atividade será realizada por especialistas em linguagem de programação da PF (Polícia Federal) até o próximo dia 16 de setembro, na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília.
A revisão dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação é uma das etapas obrigatórias do processo eleitoral e pode ser feita por diversas instituições autorizadas. Além da PF, o Ministério Público, a CGU (Controladoria-Geral da União) e as Forças Armadas também enviaram técnicos para a inspeção.
O que são códigos-fonte?
Trata-se de um conjunto de palavras que compõem programas de computador (softwares) usado no funcionamento de algum equipamento eletrônico. Nas eleições, a integridade dos códigos do sistema de votação é fundamental para evitar fraudes.
Nas últimas eleições, a abertura dos códigos-fonte para inspeção aconteceu seis meses antes do pleito. Para o atual processo eleitoral, o TSE decidiu abrir a inspeção um ano antes da votação, em outubro de 2021. A ideia, segundo o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, era aumentar a transparência.
(NDMais)