Jonas Raulino conheceu os projetos em andamento no parque da Lagoa, cuja abertura será pauta de reunião
PORTO BELO — O presidente da Câmara Municipal, vereador Jonas Amadeu Raulino (MDB), esteve na tarde de sexta-feira (2) no parque municipal Lagoa do Perequê, sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap), para tomar pé de algumas ações que a pasta está desenvolvendo.
Jonas conversou com Fredolino Alfredo Bento, presidente do órgão, que informou sobre o recebimento de pouco mais de 1200 mudas de árvores frutíferas nativas, as quais estão sendo distribuídas gratuitamente à população. As mudas foram entregues à Famap pela Inbulc Brazil, parte de uma ação em comemoração aos dez anos da empresa de logística gaúcha — presente em Porto Belo desde 2016.
Fredolino disse ainda que, no próximo sábado (10), a Famap fará parte do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), iniciativa que ocorrerá na praia do Centro, no Caixa D’Aço e na foz do Rio Perequê e deve contar com apoio da Defesa Civil do município, grupos de escoteiros e demais voluntários. O projeto teve início em 2014 e já realizou 33 etapas, contabilizando mais de 123 toneladas de resíduos sólidos coletados por mergulhadores em diversos pontos do litoral catarinense.
Perguntado sobre quando o parque da Lagoa será aberto ao público, o presidente explicou que haverá uma reunião nesta semana entre a Famap, a Câmara Municipal e o prefeito Joel Lucinda (MDB) para estabelecer um cronograma, visto que é necessário inserir as despesas de operação do parque no orçamento municipal, incluindo a contratação de pessoal para realizar as funções exigidas (recepção, monitoramento e zeladoria). Ele também destacou que existem obras a serem concluídas e que turmas de estudantes têm visitado o parque: “Toda semana vem criança aqui fazer atividade ambiental”, afirmou.