Não há pacientes aguardando vagas nas UTI’s, porém unidades estão com “quadro de esgotamento dos recursos mecânicos e humanos”, de acordo com Diretor Clínico
As UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, estão lotadas. Tanto a UTI adulto quanto a neonatal estão com a capacidade de ocupação em 100%.
A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade nesta sexta-feira (9). Na UTI neonatal todos os seis leitos estão ocupados e não há pacientes aguardando vagas, o mesmo se aplica a UTI adulto.
Um ofício assinado pelo Diretor Clínico do Hospital Ruth Cardoso, Dr. Alexandre Pereira Tolentino, enviado ao coordenador de Atenção Pré-hospitalar afirma que o pronto socorro da unidade também esta lotado, atuando em capacidade máxima.
No documento, assinado nesta quarta-feira (8), o diretor afirma que o pronto socorro da unidade hospitalar se encontrava com a capacidade esgotada para atendimento a pacientes, inclusive de ambulância branca.
“No momento estamos com a emergência superlotada, com pacientes aguardando vaga de UTI e mais de 28 pacientes internados em pronto socorro aguardando vaga nas enfermarias. Além disso, nove pacientes com pedido de vaga para o HMRC, sem espaço físico disponível, no momento, para novos pacientes”, traz o ofício.
A prefeitura atualizou a situação e destacou que os pacientes que dependiam de UTI já foram transferidos para a unidade, mas não há possibilidade de receber novos pacientes.
Diante da situação, o médico pede no ofício, que os órgãos reguladores dirijam novos pacientes para as outras unidades da região. “Diante da exposição do quadro de esgotamento dos recursos mecânicos e humanos que já se encontram no atendimento aos pacientes acima descritos. Na expectativa de breve resolução do quadro, conto com o apoio de todos”, finaliza Tolentino.
(NDMais)