A confirmação do primeiro caso foi divulgada na manhã desta terça-feira (20).
Confirmado o primeiro caso de hantavírus no município de Urubici foi divulgado na manhã desta terça-feira (20). O secretário municipal de saúde Diogo Blumer explica que a confirmação do exame saiu na última sexta-feira (16).
Na sexta-feira (16), à noite foi confirmado o primeiro caso de hantavirose aqui no município. Até então a gente não tinha certeza com relação a esse caso se estava confirmado ou não. A coleta foi encaminhada ao Lacen em Florianópolis e em torno de 15 dias. Com relação a hantavirose e leptospirose a gente não espera o exame sair positivo ou não, apresentando sintomas a gente já entra com o tratamento porque a demora da confirmação é grande. A precauções estão sendo tomadas, com relação as informações pra população. Na própria sexta-feira (16), a gente teve uma capacitação para os médicos e enfermeiros das unidades para facilitar a identificação e o manejo clínico em relação a hantavirose e em relação a leptospirose. As pessoas que sentirem febre, tosse seca, diarreia, dor abdominal vertigem, dor de cabeça, dor toráxica, dor no corpo, sudorese se tem esses esses sintomas por favor entre em contato com a secretaria de saúde, vá para as unidades de saúde ou procure a emergência do hospital.
O que é o Hantavírus?
A hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos se torna Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Os hantavírus possuem como reservatórios naturais alguns roedores silvestres de pelagem avermelhada, cinza ou até cor de terra, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes. Os roedores podem carregar o vírus por toda a vida sem adoecer.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a doença é marcada por uma alta taxa de letalidade no Estado. Em 2022, até a presente data, foram registrados cinco casos confirmados de hantavirose, e dentre estes, três evoluíram para óbito, o que representa uma letalidade de 60%.
(SCC10)