Asessão desta segunda-feira (10) da Câmara Municipal coincidiu com o Dia Nacional da Guarda Municipal. Não por acaso, o Legislativo escolheu a efeméride para conceder a honraria Guarda Municipal Destaque do Ano, premiação instituída pela Lei Municipal 3180, promulgada em 29 de setembro deste ano a partir de um projeto de iniciativa dos vereadores.
De acordo com a lei, a láurea será concedida anualmente a dois membros da Guarda Municipal (GM) “que se destacaram em seus afazeres durante o ano”. A escolha dos homenageados cabe à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, à qual a GM é subordinada.
Segundo esse critério, foram contemplados com placas de honra ao mérito os guardas Eder Luiz Basquiroto e Talia Mara de Moraes. A corporação também recebeu um certificado de gratidão do Legislativo, em alusão ao trabalho realizado pela instituição, que é pioneira no Estado: em 2023 completa duas décadas de serviços (embora, conforme lembrou o vereador emedebista Magno Muñoz, exista no papel desde 1993).
Comandante da guarnição, Jaison Correa agradeceu o reconhecimento do parlamento e também o empenho de seus subordinados. “A gente tem feito o máximo”, destacou, acrescentando que a GM atua de forma desarmada (há um trâmite em curso para permitir o armamento dos guardas portobelenses) e enfrenta, o exercício da função, “situações bem difíceis”.
MAC ENDURO
Na mesma sessão parlamentar, a Câmara entregou moção de agradecimento aos idealizadores da Associação Mata Atlântica Cycling (MAC) pela realização, na segunda quinzena de agosto, do 1° MAC Enduro Fest, competição de mountain bike que reuniu cerca de 100 participantes. Henrique Burigo, um dos fundadores do grupo, agradeceu a homenagem, considerando-a um “motivo de orgulho e um divisor de águas para a entidade”, que desenvolve um projeto voluntário de revitalização de trilhas para utilização por ciclistas e caminhantes. Segundo o advogado, a adesão ao MAC Enduro Fest demonstra que “Porto Belo não é só buscado pelas praias, mas é também um destino do mountain bike nacional”. A moção foi proposta pelos emedebistas Diogo Santos e Jonas Raulino.