Reuniões com comunidade começaram nesta semana; revisão deve ser aprovada por membros do Colégio de Delegados
Balneário Camboriú iniciou esta semana as reuniões preparatórias para revisão do Plano Diretor do Município. O documento é de 2006 e já passou por uma revisão, em 2015. Agora, em 2022, a segunda revisão pretende atualizar o documento, tendo em vista as mudanças na cidade nos últimos anos.
Mesmo que as conversas ainda sejam preliminares, e precisem da aprovação da comunidade, o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária, Fabiano Mello, já adianta um dos tópicos que devem pautar a revisão: o aumento dos limites construtivos nos bairros de Balneário Camboriú.
“No Centro não podemos aumentar a construção, já que está consolidado. Mas existe uma demanda que pode ser levada para os outros bairros”, afirma. O Centro da cidade não possui limite de pavimentos, por exemplo, e por isso concentra os famosos arranha-céus da cidade. No entanto, não há mais onde construir mais prédios, e, atualmente, a demanda do mercado imobiliário tem ido para cidades vizinhas, como Itajaí e Camboriú.
“O bairro das Nações hoje tem um gabarito (limite) de sete pavimentos. Não posso garantir que isso vai aumentar com a revisão, mas é um estudo que vamos apresentar”, afirma. Tudo ainda será debatido e as ideias são apenas prévias.
Mello ainda afirma que a revisão possui prioridades, e as principais são o meio ambiente e a sustentabilidade, assim como a mobilidade urbana. “O Plano Diretor serve para definirmos como a gente quer a cidade daqui a 5, 10, 30 anos”, afirma. Uma das propostas que deve integrar o plano é a malha cicloviária da cidade, que deve auxiliar na mobilidade urbana, que já é uma dificuldade na cidade, conforme o secretário.Revisão do plano, no entanto, não tem um prazo para ser finalizada – Foto: Bruno Golembiewski/ND Mais/Foto Ilustrativa
A revisão do plano, no entanto, não tem um prazo para ser finalizada. Na próxima segunda-feira (17), acontece a última reunião preliminar marcada, que vai discutir as propostas dos bairros Centro, Nações e Estados. Os demais já foram tratados nas reuniões anteriores.
Em seguida, começam as conferências, na Câmara de Vereadores, entre 21 de outubro e 17 de novembro. Nestas conferências, os membros do Colégio de Delegados do Plano Diretor vão avaliar as propostas do município e definir o que será incluído, retirado ou modificado no documento.
O secretário de Planejamento também convoca a população para participar das reuniões. A lei prevê que todas elas, tanto as conferências quanto as preliminares, sejam abertas à comunidade, que tem voz na avaliação das propostas.
Confira o cronograma das próximas reuniões:
Reunião preparatória:
- Referente aos bairros Centro, Nações e Estados: Dia 17/10/2022 (segunda-feira), às 18h30, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Conferências:
Local de realização: Plenário da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida das Flores, 675, Bairro dos Estados, sempre às 18h30, em primeira e única chamada, com duração prevista de 3 horas cada, nos seguintes dias
- 21 de outubro de 2022 (sexta-feira);
- 24 de outubro de 2022 (segunda-feira);
- 31 de outubro de 2022 (segunda-feira);
- 10 de novembro de 2022 (quinta-feira);
- 14 de novembro de 2022 (segunda-feira);
- 17 de novembro de 2022 (quinta-feira).
(NDmais)