O centro de eventos do bairro Araçá será a próxima parada do projeto de itinerância do Legislativo Municipal. Nesta quinta-feira, às 19 horas, a sessão ordinária ocorre no bairro pesqueiro, com transmissão ao vivo pela página no Facebook da Câmara.
Segundo o presidente da mesa diretora, vereador Jonas Raulino (MDB), o objetivo desse deslocamento é aproximar o parlamento da realidade dos bairros. Foi ele quem promoveu a retomada do dispositivo, que o regimento da Câmara prevê mas não estava sendo aplicado. Desde que Jonas assumiu a presidência, em junho deste ano, foram realizadas sessões nos bairros Sertão de Santa Luzia e Santa Luzia.
A sessão itinerante foi regulamentada através de um projeto de resolução aprovado em setembro de 2007 — o qual estabeleceu, entre outras mudanças regimentais, ser facultado à mesa diretora “designar realização de sessões itinerantes em locais previamente estabelecidos” (artigo 3°, § único).
“Acho que é de suma importância fazer essa aproximação com os bairros. Sabemos que hoje em dia, com a transmissão ao vivo, qualquer pessoa do município pode acompanhar as sessões. Mas é importante que os vereadores façam esse movimento de discutir as prioridades dos bairros diretamente com os mais interessados, que são os moradores desses lugares”, analisou Jonas, que durante a sessão ordinária desta segunda-feira (31) pediu que o próximo presidente do Legislativo mantenha o rodízio pelos bairros. Ao final do período legislativo, em dezembro, será eleita a mesa diretora que comandará a Casa pelos próximos dois anos.