O esforço por um consumo mais consciente de água é importante para o futuro do planeta, mas também tem repercussões imediatas. Muita água é desperdiçada em atividades corriqueiras no cotidiano das casas. De acordo com a Águas de Bombinhas a economia passa por algumas mudanças de hábitos e só é preciso saber por onde começar.
Um bom primeiro passo para é investigar a existência de vazamentos dentro da residência. Eles são uma das principais fontes de desperdício de água no Brasil e avaliações periódicas em canos, hidrômetro e caixa d’água ajudam a prevenir o problema. Mas mesmo as casas livres de vazamentos não estão imunes ao desperdício. Banhos demorados, uso desregrado de mangueiras e da máquina de lavar roupas são só exemplos de práticas que geram perdas desnecessárias de água.
De olho no banho
O banheiro é o local da casa onde se concentra o maior consumo de água. Estima-se que só o chuveiro é responsável por mais de 30% do volume de água usado mensalmente em uma casa. Outros 30% de consumo doméstico de água, em média, escorrem pelas descargas, especialmente quando os vasos sanitários utilizam modelos de válvulas mais antigos.