Confira as formas de violência mais recorrentes!
Será que você conseguiria identificar caso alguma pessoa próxima a ti, ou até você mesmo, esteja enfrentando um relacionamento abusivo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma relação abusiva não é só a violência física. Existem muitas outras formas de causar dano a uma pessoa através de outras formas de violência, como a violência financeira, sexual, psicológica e moral.
E é justamente esses tipos de violência que é a mais difícil de identificar, pois o dano ocorre internamente.
E é por esse motivo que muitas pessoas continuam sofrendo em uma relação abusadora, pois não saber identificar que o que tem passado é sim de fato considerada uma violência! Por esse motivo, conheça abaixo os tipos de violência de uma relação abusiva e como identificar!
A violência psicológica diz respeito a agressão emocional constante, ocorrendo por meio de humilhação e perseguição. Os abusos são frequentes, fazendo com que você seja afastado dos seus amigos e familiares, controlando sua roupa, sua maneira de falar, conversar e se vestir.
Se isso estiver acontecendo com você ou alguma pessoa conhecida, é hora de acender o alerta para um relacionamento abusivo.
Há muitas formas de se relacionar: de maneira aberta, fechada, “ficando”, namorando, conhecendo um sugar daddy e muito mais. Entretanto, nenhuma dessas relações deve aceitar atitudes abusivas!
Uma outra forma de violência é o abuso sexual. Além do estupro, ser tocada em locais indesejados e em momentos indesejadas de forma forçada e sem consentimento, pode ser considerado sim como uma violência sexual. Plataformas de sites adultos como OnlyFans já proíbem vídeos que incentivem essa prática!
Não é porque vocês vivem juntos e tem uma relação, que o sexo deve ocorrer de forma a vontade, sem que ambos estejam de acordo.
Outra maneira que pode identificar um relacionamento abusivo são os xingamentos, brigas e discussões constantes, muitas vezes sem motivos, e que utilizam de meios ardilosos para fazer com que a parceira saia machucada e se sinta culpada.
Por fim, o abuso financeiro é uma prática bastante recorrente entre casais, onde o homem, na maioria das vezes, se aproveita da situação financeira de uma mulher, retirando boa parte do seu dinheiro, o que impede a sua liberdade, tornando-a dependente dele.
Essa prática favorece com que uma pessoa permaneça em uma relação mesmo sendo abusada, pois não consegue enxergar formas de se manter financeiramente sem o companheiro.