O GRAC – Grupo de Ações Coordenadas do Município de Porto Belo foi acionado pela Defesa Civil para atuar em apoio às famílias atingidas pelas chuvas desta semana. A reunião contou com a presença do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de representantes de todas as pastas do Governo Municipal.
A equipe já está acompanhando desde a madrugada os pontos mais críticos e registrou alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.
Até o momento, a maioria dos pontos com alagamentos estão com drenagem rápida, escoando assim que as chuvas diminuem. Os bairros Jardim Dourado, Perequê e Alto Perequê tem sido os mais atingidos, mas apenas no bairro Jardim Dourado a vazão é considerada lenta.
Devido às chuvas intensas das últimas semanas, a equipe tem monitorado de perto dos pontos com risco de deslizamento de terra, sendo a maioria deles considerados de baixo risco. Até o momento foram registrados sete pontos no bairro Araçá, um ponto no Vila Nova, três pontos no Alto Perequê e um ponto no Sertão do Valongo. A equipe de engenheiros e geólogo do Governo Municipal já estão registrando e gerando relatório para acompanhamento de possível movimentação de terra.
Até a manhã desta terça-feira (20), apenas uma família precisou ser levada para o abrigo, que é organizado pela Secretaria de Assistência Social junto com a Secretaria de Educação.