No fim de tarde desta terça-feira (20)Santa Catarina vive um cenário caótico por conta das chuvas.No Estado já são 131 desabrigados e 55 desalojados, de acordo com a Defesa Civil. Há ainda seis municípios que relataram ocorrências em virtude das chuvas.
O estrago é tanto que já foram registrados dois óbitos. As mortes ocorreram na rua Monte Caraíba, bairro Jardim Aliança, em Camboriú. Duas adolescentes, de 15 e 17 anos, estavam dormindo no momento do deslizamento de terra. Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas elas já estavam mortas.
Segundo o relatório, reportaram ocorrências até o momento os municípios de Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú. Mas o número pode ser ainda maior.
Ocorrência em Penha
Agentes do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) estão desde às 8h desta terça-feira (20), no combate das chamas e à fumaça em uma empresa na BR-101 entre Penha e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. As causas do incêndio de grandes proporções ainda não foram esclarecidas.
Segundo a Defesa Civil do Estado, no final da tarde, após quase nove horas de trabalho ininterrupto, o CBMSC chega na etapa de rescaldo do incêndio em Penha.
Esta é uma fase em que são averiguados os pequenos focos de incêndio remanescentes, evitando que o incêndio retome no local. Esta etapa é muito importante, porque as equipes buscam os focos de incêndio, sem movimentar ou remover escombros, ou seja, sem alterar na cena, para facilitar o trabalho dos peritos que trabalharam depois para identificar as causas do incêndio.
Até o momento foram empregados nesta operação 45 bombeiros, sendo 29 militares e 16 comunitários, além de oito viaturas. A edificação próxima foi preservada e a ocorrência segue sem vítimas.
Situação de Emergência
Segundo informe dos Regionais da Defesa Civil, até o momento apenas os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú emitiram Decretos de Situação de Emergência.
No entanto,de acordo com as cidades dePenha, Camboriú, Itapema e Balneário Piçarras já foram enviados pedidos para a pasta. Há ainda algum tempo até os municípios entrarem na estática.
Luz
Em Santa Catarina, há 16.027 residências sem luz, de acordo com o site da CELESC, que fornece energia em todo Estado.
Segundo a Defesa Civil, na Grande Florianópolis as cidades mais atingidas foram Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Florianópolis. O Corpo de Bombeiros Militar sobrevoou o local e mostrou a situação em Palhoça, que está com água acumulada nas ruas.
Fonte: ND+