A reportagem do Hora de Porto Belo esteve na Câmara de Vereadores do município para entrevistar o novo presidente da Casa do Povo, Juliano Cota Guerreiro (PP), que, aos 38 anos de idade, assumiu mais um desafio em sua carreira marcada pela educação municipal, onde é professor. E foi aí que surgiu o interesse pela política, ao entender, a partir de 2017, junto aos companheiros de classe, que se fazia necessária uma representatividade dentro do Poder Legislativo.
O vereador Juliano disse que Porto Belo possui, atualmente, bons indicadores na educação, mas que ainda é necessário avançar. “Como vereador, sempre procuramos fazer esses apontamentos para a Secretaria Municipal da Educação, sempre no sentido de querer o melhor, principalmente pelo motivo de que as demandas chegam dos cidadãos e dos profissionais da educação”, explicou.
Como vereador, Juliano afirmou que já tinha uma noção do que encontraria no Poder Legislativo. “A partir do momento em que lançamos a candidatura e que largamos bem nas eleições, com poucos recursos financeiros, sabíamos que teríamos chances. Ao assumir o cargo, passamos a entender um pouco mais a realidade. Algumas coisas mudaram, mas foi um período de aprendizado, principalmente no primeiro ano, sempre com a humildade de procurar os vereadores com mais tempo de legislatura. Hoje, sinto-me cada vez mais preparado”, comentou.
Ao assumir a presidência da Câmara, o vereador destacou seu empenho em dar as melhores condições para que seus colegas possam executar seus trabalhos. “Vou trabalhar nesta perspectiva, seja no ambiente físico ou na visibilidade dos mandatos parlamentares, pois, muitas vezes, o legislador vem desempenhando a sua função, porém não chega até a comunidade. Às vezes, eu me apresento para as pessoas na rua, e elas não sabem que eu sou vereador. Então, o meu objetivo é dar visibilidade aos parlamentares e dar acesso à informação ao povo”, enfatizou o presidente que apontou que a relação entre a Câmara e o Executivo Municipal se encontra em harmonia, porém, segundo ele, os questionamentos e as cobranças vão continuar, caso forem necessárias.
Segundo acesso Porto Belo – Bombinhas
O presidente da Câmara de Porto Belo, Juliano Cota Guerreiro, comentou a respeito do segundo acesso a Porto Belo – Bombinhas, um problema que assola a comunidade portobelense ano a ano. Tamanho problema virou um grande transtorno à economia do município, à perturbação alheia, à mobilidade urbana, à segurança pública e à saúde, devido ao trânsito caótico enfrentado neste trecho da Avenida Governador Celso Ramos que é o único acesso a Bombinhas, durante a temporada de verão. É visível a dificuldade de locomoção de viaturas da polícia e de socorristas, durante este período. Por exemplo, um paciente, em estado grave, precisa de atendimento hospitalar fora de Porto Belo e Bombinhas e, mais do que isso, necessita contar com a sorte e bom senso dos motoristas, que, em sua maioria, abrem espaço para que as ambulâncias percorram o trajeto obstruído por filas quilométricas e que duram, em média, três horas para cumprir um trajeto que, de carro, em dias normais, levaria 20 minutos.
“Temos que destacar aqui o trabalho do ex-presidente da Casa, Jonas Amadeu Raulino, que, atualmente, lidera este debate. Abraçamos esta causa juntos para que, neste sentido, possamos ter um segundo acesso que é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região, para o turismo e para os moradores”, disse o parlamentar que colocou a Câmara à disposição dos moradores e, mesmo em recesso parlamentar, reforçou que os vereadores se encontram nos gabinetes, atendendo as demandas da população.
- Jornalista André Tramontina