Junto com o início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino, o Município de Porto Belo deu início também à história de uma nova escola. A Escola Básica Municipal Maria Benta da Silva Cabral recebeu pela primeira vez os alunos, vindos sobretudo da Catarina Benedita Guerreiro, que entrará em reforma. As obras da nova escola estão em fase de finalização, mas o prédio está apto a receber os 720 estudantes para esta nova fase da vida.
A obra da Escola Maria Benta iniciou em 2017, a partir do recebimento do terreno. O Governo Municipal enfrentou nos últimos anos uma série de problemas, principalmente em relação às empresas licitadas para a execução. Ao total duas empresas passaram pela obra, mas outras foram contatadas e negaram assumir o contrato.
Ao longo da gestão, e da necessidade de reformar a Escola Catarina Benedita Guerreiro, que apresenta sérios problemas estruturais, a obra da Escola Maria Benta tornou-se prioridade. Desde então, foram finalizados serviços referentes às partes elétrica, hidráulica e cerâmica, além da instalação de todos os banheiros, móveis e estruturação da cozinha. Para o início do Ano Letivo, a equipe tratou de deixar pronta a parte interna, como secretaria, cozinha e salas de aula. A parte externa está em fase de finalização e contou com a participação de um mutirão de funcionários, da empresa e da própria escola, para receber os alunos nesta semana.