Em um vídeo que repercutiu nas redes sociais, gravado neste último domingo (19), um homem aparece montado a cavalo dentro do mar na Praia do Perequê, em Porto Belo.
O animal anda tranquilamente entre as ondas e desvia de banhistas. Segundo a professora Ana Karina Couto Hack, doutora em Clínica Médica de Grandes Animais, cavalos gostam de água e têm força suficiente para caminharem pelo mar, inclusive com pessoas montadas, desde que as ondas não ultrapassem a linha do peito.
“Com relação a banhistas, o cavalo pode se assustar. Eles são animais que durante todo o processo evolutivo foram presas, jamais predadores, então o instinto sempre foi de fuga. Então pode ter uma reação como coice, mas jamais vai atacar”, disse.
Com relação a prática, a lei municipal 2345 de 23 de dezembro de 2015, proíbe tal ato. A lei trata do controle e proteção dos animais e prevenção de doenças que podem ser transmitidas por eles a humanos. Casos como esse, de acordo com a prefeitura, devem ser denunciados ao GOR (Grupo de Operações e Resgates) ou a Fundação do Meio Ambiente.