– A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove nesta terça-feira (4), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright do Palácio Barriga Verde, o 2º Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher de Santa Catarina.
O evento tem por objetivo discutir o papel e os desafios das procuradorias especiais da Mulher, que atualmente estão presentes em 82 cidades catarinenses, vinculadas às câmaras municipais. Em Porto Belo, o órgão existe desde 2019.
Além de titulares das procuradorias municipais, o encontro terá participação do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, vinculado à Alesc, do Projeto Justiceiras, idealizado pelo Instituto Justiça de Saia, por sua vez criado pela promotora de justiça do estado de São Paulo Gabriela Manssur, e das deputadas Luciane Carminatti (PT) e Ana Paula da Silva (Podemos). Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, participará da mesa de abertura.
Procuradora especial da Mulher da Câmara de Porto Belo, a vereadora Silvana Nunes (PL) confirmou presença. Ela lembrou que, em maio de 2021, fez algumas reuniões com colegas de municípios da região defendendo a ideia de um encontro regional de procuradoras. O 1° encontro estadual ocorreu em outubro daquele ano.