O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou, em coletiva de imprensa, que o homem de 25 anos acusado de matar quatro crianças no ataque à creche em Blumenau tinha um extenso histórico criminal. De acordo com o delegado, o autor do crime, identificado como Luiz Henrique de Lima, tinha outras quatro passagens policiais. A primeira delas foi registrada em 2016, por uma briga em casa noturna.
Em 2021, Luiz Henrique esfaqueou o próprio padrasto. No ano seguinte, em 2022, o homem foi autuado por posse de cocaína. No mesmo ano, ele foi autuado após quebrar o portão da casa do padrasto e esfaquear um cão. O homem é natural de Salto do Lontra, no Paraná, mas desde 2019 possui documentos registrados em Santa Catarina.
Segundo a polícia, ele cometeu o ataque à creche de Blumenau após ter tido um surto psicótico. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, segundo a Polícia Civil: dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7. O agressor pulou o muro para atacar as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros.
Além das quatro vítimas fatais, o homem deixou outras quatro crianças feridas: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5 e outro menino de 3 anos. O estado de saúde deles é estável.