Próxima etapa da competição de surf será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto no Guarujá (SP), posteriormente chegando a Garopaba (SC) de 12 a 15 de outubro
A surfista de apenas 11 anos, Valentina Zanoni, moradora de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, conquistou no último domingo (12) o título de vice-campeã da categoria sub-12 do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023. Além disso, Valentina também surfou pela categoria sub-14, ficando na quarta posição.
A competição foi disputada na Praia do Borete em Ipojuca, Pernambuco, nordeste brasileiro, sendo a abertura do Circuito de Surf de Base nacional da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf).
Valentina e as adversárias foram algumas das primeiras surfistas a entrar no mar no domingo. A vencedora foi a campeã brasileira desta categoria no ano passado, a paulista Carol Bastides. Em terceiro ficou a também paulista Julia Stefani, com outra catarinense na quarta colocação, Kaylane Antunes.
Nas redes sociais, a catarinense de 11 anos destacou que vai se dedicar ainda mais aos treinos, já que isso faz a diferença, e que esse foi o primeiro campeonato nacional disputado por ela. No final de 2022 Valentina conquistou o primeiro lugar no Circuito Catarinense de Surf de Base, realizado em Florianópolis, capital do estado.
Este é o 24º ano consecutivo que a Rip Curl promove o Circuito Grom Search para as categorias de base no país, que no ano passado firmou uma parceria com a Confederação Brasileira de Surf. Assim, o campeonato passou a decidir os campeões brasileiros das categorias Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12. A união da Rip Curl com a CBSurf já está confirmada também para 2024.
A próxima etapa será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto no Guarujá (SP), enquanto a última de 12 a 15 de outubro em Garopaba (SC), onde serão conhecidos os campeões individuais das quatro categorias e a melhor equipe estadual.
(NDMais)