Campanha, de caráter nacional, visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental materna
PORTO BELO — Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Porto Belo aprovou o Projeto de Lei nº 37/2023, que institui o Maio Furta-Cor, mês dedicado a ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
De autoria da vereadora Silvana Nunes (PL) e do vereador Diogo Santos (MDB), o projeto autoriza o Governo Municipal a realizar reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de materiais informativos e demais ações que visem o cuidado da saúde mental materna.
Em fala na tribuna, Silvana disse que o projeto é resultado de uma demanda que Diogo recebeu e encaminhou à Procuradoria Especial da Mulher, que acolheu a iniciativa em razão de sua importância: “Muitas mães ganham seu bebê e não recebem esse tipo de conscientização e cuidado de saúde”, ressaltou.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depressão pós-parto afeta mais de 25% das mães no Brasil. Ou seja, a cada quatro mulheres, uma apresenta sintomas de depressão no período de seis a dezoito meses após o nascimento do bebê.
Criada em 2020, a campanha acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros dezessete países. Sancionado pelo Governo Municipal dia 25 de maio, também passa a integrar no calendário de ações institucionais da prefeitura de Porto Belo. Para Diogo, o assunto justifica o olhar atento do poder público: “Esse tema é bem sensível, delicado e que deve ser dada atenção do município, juntamente com a Procuradoria da Mulher”, destacou.